Valorize a vida e a sua saúde emocional

Todos nós sabemos da importância que a vida tem e como é fundamental a prevenção do suicídio. Falar com pessoas que passam por momentos difíceis, e de crises, é uma maneira de ajudar, orientando que busquem ajuda e que a melhor escolha sempre será a vida.

Uma pessoa que decide terminar com a sua vida, e pensa constantemente em suicídio,  é incapaz de enfrentar o problema e achar maneiras de mudar seus pensamentos. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Pesquisar, ficar por dentro do assunto e ajudar o próximo, é a melhor maneira de enfrentar esse problema tão grave. É importante saber identificar quem pensa no suicídio e ajudar, sem julgamentos e saber escutar. Mostrar que está ali para ouvir e demonstrar empatia, mas principalmente levando-o ao psiquiatra, que vai saber tratar o paciente e salvar sua vida.

A entrada na faculdade começa a bater na porta e a decisão de qual carreira seguir também se torna uma realidade na fase final do ensino médio. Essa virada de chave em suas vidas pode causar também uma pressão nos alunos, principalmente nos dias de hoje onde as pessoas estão amadurecendo mais tarde, e isso se torna desafiador. E como as escolas e os responsáveis podem ajudar nessas horas?

Com o propósito de auxiliar seus alunos na importante tomada de decisão e no processo de maturação, o Uni criou o programa “Escolha Certa". Ele consiste em trazer para a sala de aula exemplos de profissionais que estão construindo sua carreira ou que já a tenham consistente.

Uma parcela de responsabilidade também no direcionamento da carreira dos filhos é dos pais. Independente de qual seja a vontade do aluno, não cabe aos responsáveis nem a ninguém dizer não. É preciso incentivar as escolhas e deixá-los seguir o seu caminho.

O Uni é uma escola democrática que está sempre atenta à qualidade do relacionamento entre seus alunos, professores, pais e dirigentes, já que, quem pratica as relações sociais são os melhores mestres em questão e moralidade. Deve existir uma função sistêmica de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade. Ao mesmo tempo, deve exercitar sua função crítica ao estudar os principais problemas que interferem em sua localidade, devendo apontar soluções.

Ajudar alunos a pensarem na carreira e ter uma boa saúde mental, são deveres de pais e escola para que todos possam viver em paz e tranquilos, sem as pressões dos dias atuais.