4 dicas de documentários para assistir nas férias!

Os filmes e documentários são uma forma de aumentar o repertório cultural. Além disso, eles podem ser úteis até para o vestibular! Relacionamos alguns que são interessantes, e você que você pode assistir no YouTube ou Netflix!

Human (2015)

Um documento épico sobre as lutas e triunfos que unem a todos, Human leva os espectadores a uma viagem ao redor do mundo para descobrir o que significa ser humano.

Através de uma série de mais de 2000 entrevistas conduzidas em 60 países, o diretor Yann Arthus-Bertrand exprime com sucesso a experiência humana em todas as suas formas. Veremos histórias que vão desde a pobreza e abuso doméstico até contos de amor e alegria.

Human é um daqueles documentários inesquecíveis que tem o poder de mudar as pessoas, ou até mesmo a forma como os governos tratam seus cidadãos. Em um tempo onde os conflitos parecem dominar todos os cantos do globo, ele é uma lembrança dos laços que conectam a todos.

O dinheiro como dívida (2006)

Atualmente, as dívidas ao nível corporativo e doméstico atingiram proporções astronômicas. Mas de onde vem todo esse dinheiro? Como poderia haver tanto dinheiro para emprestar? A resposta é… É porque ele não existe! O dinheiro que temos hoje é apenas débito. Se não existisse dívida, não haveria dinheiro.

Se isso é intrigante para você, você não está sozinho. Apesar de todos sermos afetados, poucos entendem como funciona esse sistema financeiro, mas essa animação criada pelo artista e cinegrafista Paul Grignon é capaz de explicar como o dinheiro funciona de uma forma muito simples de entender.

Muito Além do Peso (2013)

Em todo o mundo, milhões de crianças estão chegando à obesidade, e essa epidemia pode colocar nossas futuras gerações em perigo. Mas por que isso está acontecendo com as crianças? E quem é responsável por criar uma criança saudável, a indústria, os comerciantes, os pais ou o Governo?

Muito Além do Peso é um filme que procura responder a essas perguntas com profundidade. Para isso, os cineastas viajam do Brasil ao Kuwait para falar com especialistas da saúde, representantes da indústria alimentícia, pesquisadores e muitas crianças que foram vítimas da obesidade.

Ilha das Flores (1989)

Um documentário brasileiro que conta a história da Ilha das Flores, perto de Porto Alegre, em que é despejada grande parte do lixo da capital. O lixo é depositado em um terreno e parte dele é separado para o consumo de porcos, enquanto a outra parte é disputada por pessoas em situação de pobreza.

O filme traz uma reflexão poderosa da desigualdade social e como ela afeta a vida das pessoas.

Agora é só escolher qual a sua opção favorita, convidar os amigos e família e preparar a pipoca! Depois de ver todos, conta pra gente: qual o seu preferido?