O processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental traz muitas mudanças nas vidas dos alunos.
A criança terá que aprender a conviver com uma rotina diferente, com novos desafios. É gradual, porém terá mais responsabilidades e mais cobrança por parte dos professores.
Sendo assim, esse é um período que merece muita atenção da escola. É preciso um ambiente acolhedor para que as crianças se adaptem. A transição precisa ser saudável e seguir as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levar a jornada da criança em consideração é extremamente necessária!
A ideia é de que a escola ofereça uma ponte entre uma fase e outra.
Quais as mudanças entre as fases?
No período de Educação Infantil, o aprendizado é feito através das interações e brincadeiras. Isso não quer dizer que não há regras! A BNCC determina direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Na educação Infantil, a base do trabalho está nos estímulos e nas brincadeiras, pensando no desenvolvimento natural e saudável de cada criança.
No Ensino Fundamental a brincadeira dá lugar para atividades mais estruturadas. A interação ganha intensidade. Eles passam a ser avaliados e cobrados com maior intensidade.
A escola no momento da transição
O acolhimento dos alunos que estão fazendo a transição da educação infantil para o ensino fundamental é responsabilidade dos professores e da escola. É muito importante que os educadores sejam sensíveis às dificuldades, medos e anseios dos alunos nessa passagem e os ajudem nessa jornada.
Por isso, considerar o histórico dessa criança é recomendo. É essencial que o professor saiba como aquele aluno foi durante a educação infantil, quais suas dificuldades e habilidades, respeitando o tempo dessa criança.