Enem: 5 livros que você precisa ler (mesmo sem serem obrigatórios)

O Enem não tem uma lista obrigatória de livros como outros vestibulares, mas isso não significa que a prova tenha menos questões de Literatura, muito pelo contrário. E também não significa que você não precisa ler nenhum livro. Ficar ligado nas obras dos autores que mais caem no exame é primordial para se dar bem!

Lembrando também que quando falamos de Literatura, no Enem, não é preciso se preocupar em decorar a história de uma obra em ordem cronológica, saber o nome de todos os personagens e tudo mais. Esqueça a decoreba, foque em conhecer bem as fases literárias e quem fez parte de cada movimento, pensando na linguagem e no contexto que cada autor usou.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem pede que você conheça a importância do autor/obra para a sociedade e para a cultura em geral. Você precisa ser capaz de ler o texto do enunciado e saber fazer uma análise crítica. É isso que a banca deseja!

Por essa razão, é essencial saber os principais autores, obras e como eles influenciaram a nossa sociedade. E para te ajudar a gente trouxe 5 livros que você precisa ler antes de fazer o Enem!

 

1. Dom Casmurro, de Machado de Assis

machado de assis

Esse livro é um dos preferidos do Enem e está presente, principalmente, nas questões interpretativas. Se trata de um realismo psicológico escrito por Machado de Assis, que também pode ser chamado de romance impressionista. Ele foi lançado em 1899, mas até hoje é bastante lido e explorado em provas e vestibulares.

O livro tem como personagem principal Bento Santiago e é todo narrado em primeira pessoa. Ele conta a história do relacionamento de Bento com Capitu. Retrata os costumes da época, principalmente a moral, o caráter dos personagens e o ciúme, que está presente em toda a trama.

 

2. Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira

Manuel Bandeira

O livro é uma coletânea de poesias completas onde Manuel Bandeira deixa a marca do estilo modernista. Por meio das suas poesias, o autor traz uma linguagem coloquial, com versos simples e o registro das coisas mais simples do dia a dia.

Podemos dizer que, a leitura de Estrela da Vida Inteira tem uma característica mais simples, trazendo assim mais uma maior identificação com as poesias. Ao longo da obra nos deparamos com temas como solidão, tristeza, ironia, e descrença com o sentido da vida.

Aqui vai uma lista de algumas poesias presentes na obra que valem a pena serem lidas e estudadas para o Enem de 2022:

  • Belo belo;
  • Mafuá do malungo;
  • Libertinagem;
  • A cinza das horas;
  • Lira dos cinquentanos;
  • Estrela da manhã;
  • O ritmo dissoluto;
  • Opus 10;
  • Estrela da tarde;
  • Carnaval.

Estrela da Vida Inteira é de 1966 e seu gênero literário é Poesia.

 

3. Capitães de Areia, de Jorge Amado

Jorge_Amado.jpg

Neste romance proletário de Jorge Amado, vemos a história de um grupo de garotos que vivem perto do mar, os Capitães de Areia. A obra traz como foco a condição humana e traz também uma forte crítica social. Jorge Amado escrevia o que via e não o que idealizava.

O autor utiliza notícias de jornal que falam sobre esses garotos, que são considerados um problema de criminalidade. Daí, é fácil notar que Capitães de Areia é um livro com forte apelo social e enredos construídos com base nas ações dos personagens.

Os personagens principais são os garotos que moravam em um armazém velho e viviam em meio a um socialismo. Este livro foi uma autêntica denúncia da situação de abandono e marginalização dos reformatórios.

 

4. Laços de Família, de Clarice Lispector

clarice lispector

Laços de Família é uma obra de 1960. Seu gênero literário é Conto, pois é a junção de 13 contos que leva o leitor a interpretar o cotidiano de personagens comuns além das palavras escritas. Provavelmente você vai acabar se identificando com algum dos personagens, já que a escrita dessa obra acaba trabalhando mais com os nossos sentimentos por conta da linguagem.

Alguns contos presente nesse livro é:

  • O jantar;
  • Começos de uma fortuna;
  • O búfalo;
  • A imitação da rosa;
  • Feliz aniversário;
  • Amor;
  • Preciosidade;
  • Os laços de família;

 

7. Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Graciliano Ramos

Vidas Secas é uma obra modernista (segunda fase) lançada em 1938. É  um romance que retrata o regionalismo e traz críticas aos problemas sociais. Por esse motivo, é considerado um livro bastante reflexivo, inspirado na própria infância do autor.

A obra é considerada um romance desmontável, ou seja, com capítulos independentes. Nela, nos deparamos com a Seca e seu Flagelo, num contexto rural, de injustiça social e de uma família explorada não apenas pela seca, mas também por toda a geopolítica.

Ao ler Vidas Secas, você se verá diante de um drama nordestino, da fuga de famílias que vivem com o mínimo para sobreviver e de uma classe dominante que os oprime.

Claro que esses são apenas alguns dos livros que você pode ler para essa prova tão importante, mas já anote os nomes deles e coloque na sua lista de leitura!

Pesquise, estude e se prepare para o Enem ou outros vestibulares que for fazer. Quando for ler algum dos livros, poste uma foto no stories da sua rede social com a hashtag #EnemUni e marque o @unigaspar!