Vai prestar vestibular esse ano? Confira nossas dicas para estudar!

Um dos maiores desafios do Ensino Médio é a escolha da profissão e o ingresso à faculdade escolhida. Nesse momento decisivo, muitos jovens passam a ter uma rotina de estudos focada em se preparar para a prova do vestibular ou ENEM.

 

Essa fase também traz diversas dúvidas sobre como, quando e quais hábitos adotar para estudar. Por isso, separamos algumas dicas principais para guiar esse início de ano! Afinal, não temos tempo a perder, não é?

Descubra como você aprende mais

Você sabia que todos temos formas diferentes de aprender? Descobrir o melhor estilo de aprendizado para você vai facilitar muito na hora de estudar para o vestibular, ou mesmo para as provas da escola.

Canetas coloridas, resumos e fichas, ícones e símbolos… Não existe uma fórmula para as suas anotações, por isso, o ideal é descobrir o que funciona para você, e que vai ajudar a compreender e absorver o conteúdo.

Olhe para as provas passadas

Para ter uma boa noção de tudo que você vai enfrentar no vestibular, uma excelente maneira de começar é olhando para as provas anteriores. Assim, você entende todos os diversos assuntos que podem aparecer na prova.

No Ensino Médio do UNI, todos os principais pontos são levantados e estudados em sala de aula para preparar nossos alunos para o grande dia!

Confiança, disciplina e autocontrole

Manter-se confiante, disciplinado(a) e praticar o autocontrole são imprescindíveis para quem vai prestar vestibular. A confiança vai te ajudar a vencer os obstáculos, o autocontrole manterá a mente em paz e sem ansiedade e é preciso disciplina para equilibrar estudo, lazer e descanso.

Exercite também a paciência e aprenda a administrar seu tempo. A prova do vestibular costuma durar de 4 a 5 horas, então, é necessário administrar bem esse tempo.

Pratique muita leitura

Ler, ler, ler e ler mais! Não tenha medo de mergulhar nos livros, revistas e artigos de jornais. A leitura e a escrita andam de mãos dadas, lado a lado. O hábito de ler ajuda a organizar as ideias na hora de fazer a redação, além de prover repertório, argumentação, vocabulário e reforçar a gramática e ortografia.

Use outras fontes

Além dos materiais fornecidos pela escola, busque outras fontes de aprendizado. Isso porque a variação de fontes contribui para a estimulação mental.

Então, use a internet a seu favor! Você pode adquirir livros, apostilas e fazer exercícios online. Muitos sites disponibilizam materiais gratuitos e de qualidade. E sempre fique atento para reconhecer e só usar bons materiais.

Comece aos poucos, mantenha uma programação de estudos e seu foco na conquista daquela vaga! E claro, converse com seus professores e conte com o Colégio UNI na preparação para o futuro.